Parabéns, queridos!







Já reparou na arrumação das frutas numa banca de feira? E nas estampas dos papeis de presente recebidos no natal? E nos desenhos dos azulejos das cozinhas e banheiros? E nas fachadas dos prédios, com seus gradis e janelas iguais e enfileiradas? O estofamento do banco dos carros? Até mesmo o clichê dos programas de televisão, que sempre agradam por repetir a mesma piada?
Essa lição, presente em diversos aspectos do nosso dia a dia, foi aprendida observando a natureza. Assim como acontece na formação dos diversos tipos de matéria existentes, o homem a muito compreendeu que, para realizar composições mais complexas, utiliza-se a simples repetição e arrumação de elementos-padrão: os módulos. A composição com módulos é ferramenta e objeto de estudo para designers, matemáticos, decoradores, filósofos, arquitetos e artistas. Assunto que tem um campo teórico e prático vastíssimo. Novas teorias como a geometria fractal e o acelerado desenvolvimento da computação potencializam o uso da composição com módulos e abrem diversas possibilidades, tanto para a atuação profissional como para a pesquisa estética.
Esse blog é um canal para atualização dos conteúdos da disciplina Composição Decorativa I, da Escola de Belas Artes da UFBa. Aqui estão disponíveis textos, dicas de livros e filmes interessantes, links referentes aos assuntos vistos em sala de aula. Além, é claro, das imagens de nossa produção, potencializando o aprendizado através da troca de experiências entre as diversas turmas.
Olá!
ResponderExcluirEstou concluindo meu projeto de graduação no curso de Design na UFPE onde desenvolvo uma linha de estampas para papel de parede.
No processo de pesquisa encontrei o seu blog e achei que você poderia me ajudar.
Até agora não achei nenhuma metodologia específica para a criação de estampas ou tipos de testes compositivos como forma positiva/negativa.
Como eu não queria criar de forma aleatória e a fase de projetar está proxima estou procurando o máximo de informações e aceitando toda e qualquer ajuda que você puder me dar!
Grata,
Adele
Encontrei teu blog por acaso, e me apaixonei!
ResponderExcluirparabens pelo trabalho!
Abraço!
Carla Vieira