quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fractais

Conjunto de Mandlebort
(geometria fractal/composição modular)


Durante essa semana deixei os alunos "livres" para poderem participar das palestras que estavam acontecendo na EBA durante o horário de nossas aulas. No único momento em que pude assistir a uma dessas conversas confirmei a validade de uma opinião: a importância da boa apresentação dos projetos no mercado de trabalho.
Um projeto bem diagramado, limpo e organizado tem muito mais chance de ser aprovado. Como acredito que uma das funções da academia é preparar para esse mercado, estou sempre chamando a atenção dos alunos quanto a entrega das atividades da disciplina com um mínimo de cuidado e limpeza.
Bom, quem compareceu às aulas pôde assistir a um documentário sobre os Fractais. O termo vem da junção das palavras latinas fractus, que significa irregular e frangere, que significa quebrar.
Existem alguns comportamentos na natureza (formas das nuvens, das montanhas, dos rios etc.) que são tão irregulares, tão sem-forma que fogem completamente à geometria clássica que aprendemos na escola normal. Nos anos de 1970, o matemático Mandlebort conseguiu provar que existia regularidade por tráz dessas figuras aparentemente amórficas.
Hoje a teoria dos fractais é amplamente utilizada. Podemos observar a geometria fractal no cinema, na informática, nas telecomunicações, na arte e (vejam só!) até na criação de estamparias para tecidos!
As imagens criadas através de fractais são belíssimas e possuem uma característica chamada auto-similaridade que é composição modular pura!
Quem quiser pode conferir o documentário nesses links:

http://www.youtube.com/watch?v=zRQIOIYVEwg
http://www.youtube.com/watch?v=Lnn25H3ISnY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bAc09jUGOA0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=2Rmab9MqEZA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YA2EoGgAmPk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VUxzqpzKY0g&feature=related

Um comentário: